quarta-feira, 27 de abril de 2011

UTILIZANDO O BLOG PARA AULAS INTERATIVAS SOBRE GÊNEROS TEXTUAIS

1) OBJETIVO DA AULA

>O Aluno irá aprender em conjunto com seus colegas, e através de discursões e práticas os tipos de gêneros textuais.

>Com os textos produzidos poderão tirar dúvidas entre si sobre os gêneros havendo uma aprendizagem coletiva.

>OS gêneros serão: conto,fábula,narrativa, romance, carta, anedota e etc.

>Os gêneros serão feitos e discutido entre alunos e entre ealu e professor.

2)
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES

> 3 mêses, 1 vez por semana, nas sextas feiras.

3) CONHECIMENTO PRÉVIO QUE IRÁ SE TRABALHADO COM O ALUNO.

> Trabalhar a capacidade do aluno escrever aquilo que deseja relatar, ou seja expressar situações.

>Sua escrita deve estar coerente, ou seja de acordo com sua série.

> Noções básicas para o uso do Blog.

5) ESTRATÉGIAS (METODOLOGIA).

> utilização de videos como exemplos de gêneros.

>Os alunos irão compartilhar seus textos uns com os outro, para tirar dúvidas e até comentar os textos lidos,havendo assim um conhecimento compartilhado.

> A utilização de textos conhecidos e famosos como suporte e ponto de partida para o entendimento e melhor compreensão dos alunos.

6) RECURSOS COMPLEMENTARES

> Os alunos deverão antes de cada aula ter lido o gênero que será proposto na aula, sendo esta uma estratégia para uma melhor assimilação.

> Será passado videos ou historias dos tipos de gêneros que será proposto em sala de aula, para que o aluno assimile e veja suas principais característica e diferenças.

7) AVALIAÇÃO

> A avaliação será feita atráves do blog ele irá postar o gênero que será pedido.

EXEMPLO DE COMO SERIA A AULA SOBRE O GÊNERO NARRATIVA.

1°) Na 1° aula será discutido o que os alunos conhecem sobre narrativa.

2°) Após a discursão serão levados os alunos até a sala de informática.

3°) Na sala de informática iremos ler uma narrativa, após a leitura veremos as característica desse gênero.

4°) Após termos analisado e os alunos assimilado essas informações e com base no que aprenderão irão produzir suas próprias narrativas.

5°) Após terminarem de produzir suas narrativas será feita uma discursão sobre a atividade feita: as dificuldades e facilidades de se produzir o gênero narrativa.


ANTONIA AMANDA DA SILVA MOURA - PEDAGOGIA DIURNO 2° SEMESTRE
UFC- FACED









Nenhum comentário:

Postar um comentário