domingo, 24 de abril de 2011

PLANO DE AULA / 8º ANO

Comunicações e tecnologia

Tema: Quem não se comunica...
Conteúdos interdisciplinares: geografia / português

Objetivo: Possibilitar aos educandos se aproximarem de alguns meios de comunicação com a finalidade deles saberem mais sobre sua estrutura e funcionamento. Visa propiciar também, o exercício, elaboração e envio de textos por meio de redes sociais.

O aluno poderá aprender:

-sobre os meios de comunicações utilizados no mundo atual;
-consultar, ler, produzir textos usando a internet e a ferramenta (google doc)
-socializar algum tipo de informação através das redes sociais (e-mail, orku ,blog,etc.)
Duração das atividades:
2 aulas de 50m

Conhecimentos prévios trabalhados com os alunos:

O professor deverá consultar os alunos sobre quais meios de comunicações eles já utilizaram no dia a dia para enviar ou receber mensagens ou até mesmo para manter contato. E quais noções básicas eles (os educandos) têm a respeito da estrutura textual usada para a circulação de mensagens nos diversos meios de comunicação.

Recursos da aula:
Computador (internet), data show, pen driv.

Encaminhamento metodológico
:
1ª aula- Depois de levantados os conhecimentos prévio junto aos alunos a cerca do tema da aula. O professor deverá procurar saber mais sobre as situações que provocaram o ato de comunicação dos estudante com outros agentes sociais ( familiares, colegas, vizinhos, etc) , e como foi isso, por meio de carta, celular, recado, visita, bilhete, msn,e-mail, etc. Falar sobre algumas características textuais usadas em alguns meios de comunicações. Ouvir todos os depoimentos e registrar no quadro os relevantes. No laboratório de informática, explicar e mostrar na prática, como se usa o google doc para elaborar um texto de forma individual ou coletivamente, como postar uma imagem um texto num blog e propor aos alunos que exercitem esta prática também (com a supervisãodo profesor).

2ª aula-
O profesor deve retomar o assunto da aula anterior, conversar com a turma a respeito da atividade proposta como experimentação. Ressaltar a importância das mudanças por que vem passando os meios de comunicação, graças as inovações dos recursos tecnológicos e qual a influência dessas mudanças nas relações sociais, frente o volume e a velocidade com que circulam as mensagens emitidas e recebidas entre pessoas, grupos e lugares. En seguida(na sala de informática) propor à turma que se organizem em pequenos grupos ou duplas para pesquisarem na internet textos e imagens que apresentem os diversos meios de comunicação e os mais distintos. Cada grupo ou dupla se encarregará de fazer uma pesquisa sobre um meio(meios) de comunicação de relevância para uma determinada época. Depois de lerem os textos pesquisados, deverão fazer uma síntese e digitar ao lado da imagem(ns) correspondente(s), não esquecendo de colocar o título e as legendas. Os trabalhos poderão ser postados em um blog ou gravados em pen driv para serem expostos em sala de aula via data show e desta forma serem socializados entre os grupos.

Avaliação
: Será avaliado durante todo o processo o envolvimento(participação) dos alunos, tanto nas atividades individuais, quanto nas desenvolvidas em grupo. O professor deverá acompanhar a elaboração dos textos e solicitar quando necessário a reelaboração dos mesmos. Seria importante ao final das atividades, o professor procurá saber dos alunos, quais as dificuldades que eles tiveram na resolução das mesmas e o que poderia ser melhorado. Dessa forma o professor poderá também, avaliar o seu trabalho e fazer reajustes, visando o seu melhor desempenho em sala de aula.

Caetano /Priscila

Um comentário:

  1. Oi Caetano e Priscila, seria bom vocês postarem no plano de vocês como dividirão as atividades em duas aulas de 50 mim. Eles (os alunos) não farão nada prático?

    ResponderExcluir