domingo, 24 de abril de 2011

GOOGLE EARTH NO ENSINO DA GEOGRAFIA





Objetivo:



Desenvolver a noção de localização espacial;
Ampliar as informações e idéias com o grupo a respeito do tema estudado;
Conhecer os diferentes municipios próximos à Fortaleza;

Público alvo:

Alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental

O que os alunos poderam aprender com está aula:

Através dessa aula os alunos poderam conhecer mais sobre os municipios vizinhos, a distância entre eles, poderam aprender a se guiar dentro da cidade e conhecer pontos de referência.


Duração da atividade:

2 aulas de 50 minutos

1º Aula:

Fazer uma pequena explanagem sobre nossa cidade, falar de localização, pedir para que expliquem o trajeto que eles fazem de casa para a escola, por quais estabelecimentos, praças ou outros pontos da cidade eles passam até chegar ao seu destino. Questiona-los sobre o que é mapa e quem já trabalhou utilizando-o .

Verificar quantos computadores disponiveis e fazer uma divisão em pequenos grupos. Apresentar a ferramenta google earth, como utiliza-lo pedindo para que coloquem o endereço de algum coleguinha para localiza-lo no google earth.


2º Aula:

Na segunda aula começaremos a trabalhar efetivamente com o google earth, no mesmo grupo da aula passada, eles iram localizar os municipios solicitados pelo professor no google earth, assim como sua distância até fortaleza, extenção, pesquisar a localidade de pontos importantes de cada cidade (algum museu, praça, igreja,etc).

Recursos Complementares:

Folha de papel madeira, régua, lápis, imagens de pontos importantes de cidades vizinhas, computador com o programa google earth instalado e o mapa.


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

Cartografia e localização espacial.

Avaliação

Para avaliação, os alunos em seu grupo de origem terão que relatar sua experiência por meio de relatório e juntos elaborar um mapa da cidade de Fortaleza.

Rochelle Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário