terça-feira, 26 de abril de 2011

Mais uma proposta de aula utilizando a Web 2.o!!!

PLANO DE ENSINO: Produção textual utilizando o Google Docs.

4ª ano do Ensino Fundamental

Tempo estimado: 4 aula

Objetivos:


- Aprender a utilizar o Google Docs na produção textual.

­- Ampliar os conhecimentos sobre o sistema de escrita, trocando experiências e discutindo a grafia das palavras.

- Desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de idéias e conhecimentos prévios.

- Utilizar o blog como meio de comunicação e interação.

Conteúdos:

- Linguagem oral, leitura e escrita.

Atividades:

1º aula - Iniciar a atividade sondando as crianças sobre o que sabem e como utilizam o Google. Apresentar o Google Docs e como pode ser utilizado na produção textual. Pedir que as crianças, em trio, escolham algo que mais lhe interessa, pode ser sobre o seu bairro, sua cidade, sua escola, uma árvore antiga, um jardim, entre outros. Cada grupo, utilizando celulares ou câmeras digitais, deve fazer uma fotografia daquilo que escolheram que será tema da redação.

2º aula – Os alunos, ainda em grupo, podem escrever a sua redação em qualquer gênero textual. A fotografia que fizeram de algo que mais lhe interessou será tema da redação que deve ser produzida utilizando o Google Docs. Cada criança deve estar em um computador para que possam trocar idéias e sugestões através da ferramenta Google docs.

3ª aula – Cada trio deve enviar para os outros grupos as suas produções. Os textos de cada grupo devem ser expostos para toda turma em que serão realizadas, com a professora e os alunos, as correções ortográficas e gramaticais.

4ª aula – Postar no blog da turma ou no blog ou site da escola, as produções das crianças para que outras pessoas possam ter acesso e fazer seus comentários. Para tanto, no caso das crianças desconheceram a ferramenta é necessário explicar e o que é o blog e seu uso, como também postar arquivos e comentários.

Recursos didáticos:

- celulares ou câmeras digitais, computadores em rede de internet, data show.

Avaliação:

- Observar se as crianças conseguem se expressar oralmente, se conseguem trocar idéias e sugestões com os colegas utilizando o Google Docs, se avançaram nos conhecimentos ortográficos e gramaticais. e por fim se os alunos conseguem postar suas produções no blog ou no site da escola.

Ana Paula Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário