terça-feira, 26 de abril de 2011

Plano de aula /do 8ª ano

Assunto: História de Fortaleza.

Duração da atividades de 5 aulas.

Conteúdos: Os pontos turísticos de Fortaleza.

Conhecendo sua capital.


/OBJETIVOS /
  • Conhecer os pontos turísticos.
  • Reconhecer o espaço físico da sua cidade.
  • Criar e desenvolver um blog da turma.
/ METODOLOGIA /
  • Realizar uma única visita aos principais pontos turísticos ( Dragão do mar e a ponte dos Ingleses com duração de 4 horas de visitação.
  • Elaboração de um roteiros de visita guiada aos pontos turísticos ( Dragão do mar e da ponte dos Ingleses.
  • Coleta de fotos da visita.
  • Criação do blog: As maravilhas de Fortaleza.
  • Alimenta o blog semanalmente com posts e comentários.
  • Divulgação do blog para a escola.
  • Criação de foruns que estimule a participação e a discursões dos comentários postados pelos os alunos.
  • Levar os alunos para sala de multimeios.
  • As postagens será feita em duplas e os comentários entre eles.
/ Recursos Didáticos /

  • Ônibus, sala de multimeios, o uso da internet, data show, máquinas digitais.
/ AVALIAÇÃO /
  • Participacão dos alunos no blog, foruns e postagens dos comentários.

/ATIVIDADES /

/ 1ª aula /

  • Aula expositiva sobre os principais pontos turísticos de Fortaleza e também a criação do blog da turma. ( 50 minutos ).
  • Exibir um video de apresentação dos principais pontos de Fortaleza.

/ 2ª aula /
  • Os alunos faram visita aos pontos turísticos, tirando fotos com máquinas digitais ou com celulares, coleta de dados. ( 4 horas ).
/ 3ª aula /

  • Orientar os alunos passo a passo como criar e utilizar o blog que será desenvolvido por eles e também ensina-los a utilizar outras ferramentas da informatica como google maps, os foruns, o próprio blog, postagens dos conteúdos.( 50 minutos).

/4ª aula /
  • Trabalharemos as postagens das fotos e também a discursões feita no foruns.

/ 5ª aula /
  • Apresentação do trabalho final para a turma e também para a escola e fazendo um questionamento de como eles se sentiram utilizando essas novas ferramentas nessa disciplina. ( 50 minuto).
Vídeos utilizados em sala:



Ariadne Molina / Hélio Roque

Nenhum comentário:

Postar um comentário