Plano de aula
Tema da aula: Descobrindo a Geografia do Ceará
Objetivo
Trabalhar a Geografia do Ceará associada a ferramenta google maps com alunos do ensino fundamental de (5º a 9º ano), para que os mesmos possam conhecer mais detalhadamente os aspectos desse Estado.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno irá aprender sobre a geografia do estado do Ceará de forma dinâmica e interativa, atentando para a visualização dos pontos a serem estudados através do Google Maps. Assim, o aluno terá noções "práticas" sobre o assunto estudado em sala de aula, mesmo não tendo vivência real.
Metodologia
As aulas serão ministradas primeiramente com introduções teoricas em sala de aula, sendo alternadas com a ferramenta do goolge maps no laborátorio de infomática. Estas aulas terão duração de 50 minutos semanais para cada módulo ministrado. Assim, quando uma aula for em sala de aula com conteúdo teórico, a próxima será em laboratório e assim sucessivamente. As aulas serão divididas em três módulos, como segue.
- Módulo I:Vegetação
- Módulo II: Relevo
- Módulo III: Hidrografia
Duração das atividades
- Cada aula com duração de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimento sobre a ultilização do Google Maps.
Recursos da aula
- Uso da internet.
- Utilização do ferramenta google maps.
- Noções teoricas do assunto.
Avaliação
A avaliação será em duas partes. A primeira será realizada através de exame com a ultilização do google maps sendo feita identificação e diferenciação da vegetação, relevo e redes hidrograficas. A segunda será realizada por meio de um trabalho escrito descrevendo o que foi assimilado no decorrer das aulas.
Autores: Ana Cleide e Lucas Melgaço
Olá Ana Cleide e Lucas,
ResponderExcluirA intenção da aula de vocês está interessante, mas senti falta de um tema, sobre o que eles irão conversar no msn? Tem que ter um direcionamento, uma orientação, e lembrem-se que vocês são os professores e devem mediar essa aula, além do que, ela deverá estar ligada ao conteúdo curricular.
Abraços,
Renata