Plano de Ensino
Produção Textual
2º ano do Ensino Fundamental I
Tempo estimado: 3 aulas
Objetivos:
- Ampliar os conhecimentos sobre o sistema de escrita, trocando experiências e discutindo a grafia das palavras.
- Desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de ideias e da construção de histórias.
Conteúdos:
- Linguagem oral, leitura e escrita.
Recursos didáticos:
- Livro de história
- Dicionário
- computadores em rede
- Datashow
1ª aula:
- 1º momento: Apresentar para as crianças a capa de um livro de história, sem mostrar o título. Questionar se através da ilustração da capa, eles identificam qual seria o enrredo da história. Depois, folhear com eles a história, pedir que relatem o que observam através do cenário e dos personagens do livro, sem realizar a leitura.
2º momento: Realizar a leitura do livro. Fazer a interpretação da história. Questionar com os alunos se durante a leitura da história, identificaram alguma palavra que não sabem o significado. Informar que através do dicionário eles poderão encontrar o significado de qualquer palavra. Apresentar para a sala o dicionário, e como ele deve ser utilizado. Fazer com que as crianças percebam a importância do mesmo.
2ª aula
- 1º momento- Levar as crianças para o auditório ou laboratório de informática para apresentar o objeto de aprendizagem “Histórias Fantásticas”, encontrado no site da Proativa. http://www.proativa.vdl.ufc.br/
-2º momento: Pedir que os alunos criem um cenário e com base nos personagens que escolheram produzam uma história. Salvar as histórias.
3ª aula:
-1º momento: Promover uma troca das produções das crianças, de forma que cada aluno possa ter acesso a uma história do colega. Realizar a leitura da história, assim todos poderão conhecer e socializar com toda a turma as histórias.
-2º momento: Após a leitura das histórias as crianças deverão formar duplas, de preferência com o colega que já está ao seu lado. Deverão realizar correção das duas produções textuais, com o apoio do dicionário e se necessário com a intervenção da educadora. A professora deve estar sempre perto, observando como estão sendo feitas as correções e o uso do dicionário.
Avaliação:
- Observar se as crianças conseguem se expressar oralmente e como interagem quando os colegas expõem suas idéias, se avançaram com relação às regras gramaticais e ortográficas.
Rebeca Freire e
Ana Paula Maciel
O incentivo a leitura dever ser uma forma de tornar prazerosa esta atividade, sempre com o cuidado para que jovem leito não confunda ou torne essa atividade algo que retire o prazer de encontrar-se em um bom enredo e vire um trabalho pesado. Gostei do "Fantastico" remete a imaginação e o trabalhar a história do outro...!
ResponderExcluirHelio Roque / Ariadne Molina
Muito bom estimular a leitura entre os alunos, como também despertar as crianças para o uso do dicionário, ferramenta importante no processo de aprendizagem. Parabéns pela apresentação!
ResponderExcluirKarla Renata
gostei da apresentação. n tinha pensado trabalhar a oralidade.
ResponderExcluirPriscila
Gostei muito da apresentação da equipe e da outra visão que a equipe teve de mostrar como um mesmo objeto de Aprendizagem pode ser utilizando para fins diferentes, ou seja, apenas é necessário uma outra abordagem.
ResponderExcluirAna Cleide
Muito bem! Esse é um verdadeiro e bom plano de aula! Geraldo.
ResponderExcluirRebeca Freire e Ana Paula Maciel, a idéia de vocês é muito interessante por se tratar de produção textual e por ser também logo nas séries iniciais do ensino fundamental. Apenas achei que textos, que é algo que precisa ter uma ligação entre as frases, um pouco difícil para crianças do 2º ano. Outra coisa foi a falta de imagens na postagem. Quando a todo o restante, está tudo perfeito. Parabéns!
ResponderExcluirLucas Melgaço.
Rebeca parabéns estimular a leitura é ótimo! muito boa sua aula.
ResponderExcluirAndrea Januzzi.
Parabéns,promover a interação do educando por meio da oralidade é superinteressante.
ResponderExcluirCaetano
Achei a apresentação do seu plano bem detalhada, gostei muito!
ResponderExcluirRafaela