segunda-feira, 30 de maio de 2011

Plano de aula segundo ano

Plano de Ensino

Produção Textual

2º ano do Ensino Fundamental I

Tempo estimado: 3 aulas

Objetivos:

- Ampliar os conhecimentos sobre o sistema de escrita, trocando experiências e discutindo a grafia das palavras.

- Desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de ideias e da construção de histórias.

Conteúdos:

- Linguagem oral, leitura e escrita.

Recursos didáticos:

- Livro de história

- Dicionário

- computadores em rede

- Datashow

1ª aula:

- 1º momento: Apresentar para as crianças a capa de um livro de história, sem mostrar o título. Questionar se através da ilustração da capa, eles identificam qual seria o enrredo da história. Depois, folhear com eles a história, pedir que relatem o que observam através do cenário e dos personagens do livro, sem realizar a leitura.

2º momento: Realizar a leitura do livro. Fazer a interpretação da história. Questionar com os alunos se durante a leitura da história, identificaram alguma palavra que não sabem o significado. Informar que através do dicionário eles poderão encontrar o significado de qualquer palavra. Apresentar para a sala o dicionário, e como ele deve ser utilizado. Fazer com que as crianças percebam a importância do mesmo.

2ª aula

- 1º momento- Levar as crianças para o auditório ou laboratório de informática para apresentar o objeto de aprendizagem “Histórias Fantásticas”, encontrado no site da Proativa. http://www.proativa.vdl.ufc.br/

-2º momento: Pedir que os alunos criem um cenário e com base nos personagens que escolheram produzam uma história. Salvar as histórias.



3ª aula:

-1º momento: Promover uma troca das produções das crianças, de forma que cada aluno possa ter acesso a uma história do colega. Realizar a leitura da história, assim todos poderão conhecer e socializar com toda a turma as histórias.

-2º momento: Após a leitura das histórias as crianças deverão formar duplas, de preferência com o colega que já está ao seu lado. Deverão realizar correção das duas produções textuais, com o apoio do dicionário e se necessário com a intervenção da educadora. A professora deve estar sempre perto, observando como estão sendo feitas as correções e o uso do dicionário.

Avaliação:

- Observar se as crianças conseguem se expressar oralmente e como interagem quando os colegas expõem suas idéias, se avançaram com relação às regras gramaticais e ortográficas.

Rebeca Freire e
Ana Paula Maciel

9 comentários:

  1. O incentivo a leitura dever ser uma forma de tornar prazerosa esta atividade, sempre com o cuidado para que jovem leito não confunda ou torne essa atividade algo que retire o prazer de encontrar-se em um bom enredo e vire um trabalho pesado. Gostei do "Fantastico" remete a imaginação e o trabalhar a história do outro...!

    Helio Roque / Ariadne Molina

    ResponderExcluir
  2. Muito bom estimular a leitura entre os alunos, como também despertar as crianças para o uso do dicionário, ferramenta importante no processo de aprendizagem. Parabéns pela apresentação!

    Karla Renata

    ResponderExcluir
  3. gostei da apresentação. n tinha pensado trabalhar a oralidade.
    Priscila

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da apresentação da equipe e da outra visão que a equipe teve de mostrar como um mesmo objeto de Aprendizagem pode ser utilizando para fins diferentes, ou seja, apenas é necessário uma outra abordagem.

    Ana Cleide

    ResponderExcluir
  5. Muito bem! Esse é um verdadeiro e bom plano de aula! Geraldo.

    ResponderExcluir
  6. Rebeca Freire e Ana Paula Maciel, a idéia de vocês é muito interessante por se tratar de produção textual e por ser também logo nas séries iniciais do ensino fundamental. Apenas achei que textos, que é algo que precisa ter uma ligação entre as frases, um pouco difícil para crianças do 2º ano. Outra coisa foi a falta de imagens na postagem. Quando a todo o restante, está tudo perfeito. Parabéns!
    Lucas Melgaço.

    ResponderExcluir
  7. Rebeca parabéns estimular a leitura é ótimo! muito boa sua aula.

    Andrea Januzzi.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns,promover a interação do educando por meio da oralidade é superinteressante.
    Caetano

    ResponderExcluir
  9. Achei a apresentação do seu plano bem detalhada, gostei muito!
    Rafaela

    ResponderExcluir