DESCRIÇÃO DO PLANO DE AULA:
- Disciplina: Língua Portuguesa.
- Tema abordado: Linguagem - "Por uma virgula".
- Carga Horária: 100 minutos.
- Público Alvo: Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
- Objetivos: ao final desta interação os alunos deverão ser capazes de: construir, compreender os conceitos e aplicar as propriedades de como usar corretamente a virgula e outras sinalizações da Língua Portuguesa.
- Recursos:
- Laboratório de Informática.
- Internet / jogos interativos no site PROATIVA.
- Internet / jogos interativos no site PROATIVA.
- Competências e Habilidades:
- O aluno deverá ter o conhecimento prévio de como usar adequadamente uma virgula na construção de um texto / redação.
- A utilização desses jogos:
- Os jogos constituem recursos didáticos excelentes, pois podem possibilitar a compreensão de regras, promover interesses, satisfação e prazer, formar hábitos e gerar a identificação de regularidades. Além disso, facilitam o trabalho com pontuação (no caso, a virgula) e o raciocínio por simulação (animação).
DESENVOLVIMENTO:
* 1ª Etapa: Os alunos deverão acessar o seguinte site: http:// www.proativa.ufc.br e escolher a opção LINGUAGEM, clicando no ícone "Por uma vírgula".
* 2ª Etapa: Mediado pelo professor, os alunos podem tentar operacionar o jogo. Deixar que os mesmos estabeleçam relações na construção de seus conhecimentos é o principal objetivo do uso deste recurso didático.
# Por uma vírgula.
Este objeto de aprendizagem tem como objetivo mostrar o uso correto da virgula na hora de construir uma frase e atá um texto.
* Instruções:
- inicie o jogo e comece a por as vírgulas na 3ª Etapa: s frases onde você considere que exista uma vírgula.
-logo após pontuar a frase completa, avance e veja onde acertou e onde errou. ou seja, onde pontuou corretamente com a vírgula e onde esqueceu de pontuar.
* Desafio:
- Acertar o máximo de frases pontuadas corretamente.
* 3ª Etapa: Sistematizar o conteúdo para os alunos, mas sempre fazendo recordar a aula "experimental" que eles tiveram no laboratório de informática.
visite a página do Proativa
e experimente este divertido e educativo jogo!
Geraldo Pereira e Danielle Farias.
* 1ª Etapa: Os alunos deverão acessar o seguinte site: http:// www.proativa.ufc.br e escolher a opção LINGUAGEM, clicando no ícone "Por uma vírgula".
* 2ª Etapa: Mediado pelo professor, os alunos podem tentar operacionar o jogo. Deixar que os mesmos estabeleçam relações na construção de seus conhecimentos é o principal objetivo do uso deste recurso didático.
# Por uma vírgula.
Este objeto de aprendizagem tem como objetivo mostrar o uso correto da virgula na hora de construir uma frase e atá um texto.
* Instruções:
- inicie o jogo e comece a por as vírgulas na 3ª Etapa: s frases onde você considere que exista uma vírgula.
-logo após pontuar a frase completa, avance e veja onde acertou e onde errou. ou seja, onde pontuou corretamente com a vírgula e onde esqueceu de pontuar.
* Desafio:
- Acertar o máximo de frases pontuadas corretamente.
* 3ª Etapa: Sistematizar o conteúdo para os alunos, mas sempre fazendo recordar a aula "experimental" que eles tiveram no laboratório de informática.
visite a página do Proativa
e experimente este divertido e educativo jogo!
hum!!! gostei demaaais viu ... irei utiliza lo nas minhas ideias ... parabeens
ResponderExcluiranonimo!!!
ah vcs são demais e o Geraldo é um gaatinho!!!
ResponderExcluiranonimo 2
anônimo
ResponderExcluira danielle é maaaiiis!!!! Linda!!!
Muito boa a sua apresentação Dani ... gostei muito do programa!!! vcs são uma otima dupla!!!
ResponderExcluirass: yane
A apresentação foi muito boa, divertida por sinal. Realmente a pontuação chega a ser de grande importância no nosso dia-a-dia, pois como vimos, uma vírgula faz uma grande diferença no sentido de uma frase.
ResponderExcluirKarla Renata
Adorei esse objeto de aprendizagem e vocês fizeram uma ótima apresentação. Parabéns!!!
ResponderExcluirRochelle.
Particulamente gosto muito desse objeto de Aprendizagem (OA), pois ele é bastante colorido e alegre e assim estimula as crianças com as cores. Também, outro ponto positivo é que esse OA é de facil manuseio. A equipe apresentou de forma clara fazendo esclarecimento dos tópicos abordados no palno de aula que estava visualmente agradável.
ResponderExcluirAna Cleide
Geraldo e Danielle, gostaria de parabeniza-los pelo plano de aula que está bastante interessante Além do objeto ser uns dos que mais prende a atenção das pessoas. O visual da postagem está muito bom, bem explica e organizado. Quanto a apresentação de vocês, mesmo sendo também uma das melhores, pois o plano de aula foi muito bem exposto e a utilização da ferramenta na apresentação foi muito explicativa, acredito que vocês deveriam encarar um desafio de apresentação de trabalho com mais vontade e interação, pois sei que vocês tem essa capacidade. Desde já gostaria de dizer que esse é um dos melhores planos de aula, pois também adoro esse objeto de aprendizagem.
ResponderExcluirLucas Melgaço.
Muito interessante o plano de aula de vocês, o objeto de aprendizagem e a apresentação também. Acredito que o uso de jogos além de envolver a criança,possibilita a exercitação de seu raciocínio.
ResponderExcluirCaetano
Foi muito interessante o plano de vcs,pois trabalhar essa questão da ortografia e utilizando o objeto do aprendizagem,pois percebi que é forma de os educando ter mais atenção e também há uma interação maior e envolvimento deles.
ResponderExcluirAriadne e Hélio.