segunda-feira, 16 de maio de 2011

Plano de Aula - "Por uma vírgula"


DESCRIÇÃO DO PLANO DE AULA:
  • Disciplina: Língua Portuguesa.
  • Tema abordado: Linguagem - "Por uma virgula".
  • Carga Horária: 100 minutos.
  • Público Alvo: Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
  • Objetivos: ao final desta interação os alunos deverão ser capazes de: construir, compreender os conceitos e aplicar as propriedades de como usar corretamente a virgula e outras sinalizações da Língua Portuguesa.

  • Recursos:
- Laboratório de Informática.
- Internet / jogos interativos no site PROATIVA.

  • Competências e Habilidades:
- O aluno deverá ter o conhecimento prévio de como usar adequadamente uma virgula na construção de um texto / redação.

  • A utilização desses jogos:
- Os jogos constituem recursos didáticos excelentes, pois podem possibilitar a compreensão de regras, promover interesses, satisfação e prazer, formar hábitos e gerar a identificação de regularidades. Além disso, facilitam o trabalho com pontuação (no caso, a virgula) e o raciocínio por simulação (animação).


DESENVOLVIMENTO:

* 1ª Etapa: Os alunos deverão acessar o seguinte site: http:// www.proativa.ufc.br e escolher a opção LINGUAGEM, clicando no ícone "Por uma vírgula".

* 2ª Etapa: Mediado pelo professor, os alunos podem tentar operacionar o jogo. Deixar que os mesmos estabeleçam relações na construção de seus conhecimentos é o principal objetivo do uso deste recurso didático.

# Por uma vírgula.

Este objeto de aprendizagem tem como objetivo mostrar o uso correto da virgula na hora de construir uma frase e atá um texto.

* Instruções:

- inicie o jogo e comece a por as vírgulas na 3ª Etapa: s frases onde você considere que exista uma vírgula.
-logo após pontuar a frase completa, avance e veja onde acertou e onde errou. ou seja, onde pontuou corretamente com a vírgula e onde esqueceu de pontuar.

* Desafio:

- Acertar o máximo de frases pontuadas corretamente.

* 3ª Etapa: Sistematizar o conteúdo para os alunos, mas sempre fazendo recordar a aula "experimental" que eles tiveram no laboratório de informática.


visite a página do Proativa
e experimente este divertido e educativo jogo!

Geraldo Pereira e Danielle Farias.

10 comentários:

  1. hum!!! gostei demaaais viu ... irei utiliza lo nas minhas ideias ... parabeens
    anonimo!!!

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  2. ah vcs são demais e o Geraldo é um gaatinho!!!
    anonimo 2

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  3. anônimo
    a danielle é maaaiiis!!!! Linda!!!

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  4. Muito boa a sua apresentação Dani ... gostei muito do programa!!! vcs são uma otima dupla!!!
    ass: yane

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  5. A apresentação foi muito boa, divertida por sinal. Realmente a pontuação chega a ser de grande importância no nosso dia-a-dia, pois como vimos, uma vírgula faz uma grande diferença no sentido de uma frase.

    Karla Renata

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  6. Adorei esse objeto de aprendizagem e vocês fizeram uma ótima apresentação. Parabéns!!!

    Rochelle.

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  7. Particulamente gosto muito desse objeto de Aprendizagem (OA), pois ele é bastante colorido e alegre e assim estimula as crianças com as cores. Também, outro ponto positivo é que esse OA é de facil manuseio. A equipe apresentou de forma clara fazendo esclarecimento dos tópicos abordados no palno de aula que estava visualmente agradável.

    Ana Cleide

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  8. Geraldo e Danielle, gostaria de parabeniza-los pelo plano de aula que está bastante interessante Além do objeto ser uns dos que mais prende a atenção das pessoas. O visual da postagem está muito bom, bem explica e organizado. Quanto a apresentação de vocês, mesmo sendo também uma das melhores, pois o plano de aula foi muito bem exposto e a utilização da ferramenta na apresentação foi muito explicativa, acredito que vocês deveriam encarar um desafio de apresentação de trabalho com mais vontade e interação, pois sei que vocês tem essa capacidade. Desde já gostaria de dizer que esse é um dos melhores planos de aula, pois também adoro esse objeto de aprendizagem.
    Lucas Melgaço.

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  9. Muito interessante o plano de aula de vocês, o objeto de aprendizagem e a apresentação também. Acredito que o uso de jogos além de envolver a criança,possibilita a exercitação de seu raciocínio.
    Caetano

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  10. Foi muito interessante o plano de vcs,pois trabalhar essa questão da ortografia e utilizando o objeto do aprendizagem,pois percebi que é forma de os educando ter mais atenção e também há uma interação maior e envolvimento deles.
    Ariadne e Hélio.

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