domingo, 22 de maio de 2011

AULA DE MATEMATICA

ASSUNTO: GEOMETRIA, ÁREA DE FIGURAS PLANAS

TURMA: OITAVO ANO, ENSINO FUNDAMENTAL

OBJETIVO:

· Perceber que diferentes unidades de medidas podem representar à mesma área.

· Reconhecer que a medida de uma superfície representa a área.

· Transformar adequadamente as unidades de medidas metros quadrados (m²) em

· centímetros quadrados (cm²) e vice-versa.

· Reconhecer que é preciso trabalhar com uma unidade de medida padronizada para

· efetuar as operações necessárias às situações-problema.

· Saber calcular a área total de um ambiente através do uso adequado das fórmulas.

· Perceber que para calcular a quantidade de cerâmicas do ambiente é preciso dividir a área total do ambiente pela área da cerâmica e usar a mesma unidade de medida.

· Verificar que o custo financeiro gasto em uma obra depende da área total construída e o preço do material utilizado.

· Desenvolver a capacidade de analisar, relacionar, comparar, abstrair e generalizar.

· Desenvolver habilidades específicas de medir e comparar áreas geométricas diferentes;

· Despertar nos alunos suas hipóteses e começar a trabalhar mais cedo alguns conceitos geométricos.

· Interagir com o computador podendo testar suas hipóteses sobre a relação das medidas de pisos em uma determinada área de cômodo podendo encontrar o resultado da sua hipótese na mesma hora.

·

FERRAMENTAS:

Computador, quadro branco, data show

METODOLOGIA:

Dividir o assunto em três aulas, mostrar áreas de figuras planas, apresentar vídeo com questões do assunto, mostrar exemplo prático no cotidiano, apresentar formulas matemática do assunto, apresentar o portal proativa ufc.

PRIMEIRA AULA:

- Introdução do assunto, figuras geométricas, formulas matemáticas

- Apresentar situação prática para o entendimento do aluno no cotidiano.

- Mostrar exemplos geométricos de aplicação na vida do aluno, comprimento, altura,

largura.

SEGUNDA AULA:

- Aplicar o objeto de aprendizagem com utilização do computador

- Acessar o site http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/construtora/construtora.html - Fazer os exercício do projeto da construtora Rived

Baixe construto...PNG (91,9 KB)

TERCEIRA AULA:

- Fazer uma avaliação da atividade, observar o desempenho dos alunos com uso do computado.

- Solicitar opinião dos alunos sobre o que acharam da ferramenta construtora rived.

- Abrir um fórum de questionamento para saber das dificuldades e atração interessante do assunto para uso na prática.

Postado por: Erinaldo Moraes, Janaina Alves.



9 comentários:

  1. Esse Objeto de aprendizagem é ótimo!!! Mostra aos alunos porque estudar geometria, que ela tem uma utilidade prática para o dia-a-dia de alguns profissionais. Muito bom!!!!!

    ResponderExcluir
  2. O objeto de aprendizagem, é bem legal, uma forma de aprender um assunto que pra maioria é "chato", de forma divertida e dinâmica.

    Karla Renata

    ResponderExcluir
  3. O Objeto de Aprendizagem é bastante interessante para a utilização em aulas de geometria, pois o mesmo destaca bastante essas características da matéria. Entretanto, acredito que a equipe deveria ter exposto melhor seu plano de aula durante a apresentação, até mesmo para enriquecê-la. Deveria tem dido mis caprichado na apresentação visual, como: justificando texto e dando mais espacamento entre os tópicos, pois na primeira parte do plano de aula tudo ficou muito junto...

    Ana Cleide

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns! Adorei o plano de vocês! Ótimo mesmo! Geraldo.

    ResponderExcluir
  5. Trabalhar os conceitos matemáticos se tornar um pouco mais desafiador para os professores pela ideia instaurada de que a matemática é difícil. No entanto, a partir do plano de vocês é possível perceber que há meios para tornar o ensino da mmatemática mais interessante.E o objeto de aprendizagem entra com a função de facilitar este processo de aprendizagem, como percebido neste plano.

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  6. Erinaldo, seu plano de aula parece ser bem interessante, pois sabemos que geometria,a maioria das pessoas tem pavor e quanto mais ferramenta for utilizada para atrair a vontade do aluno pela matéria melhor é para o professor interagir com a turma. Contudo, achei um pouco extenso a quantidade de conteúdo para a quantidade de aula programada, mas também não ficou claro a quantidade de tempo de aula. Outra coisa que gostaria de comentar, assim como a Ana Cleide já citou, é o modo como está exposto seu plano de aula, acredito que ficaria mais atraente se ficasse no modo justificado, com espaçamento entre as lihas, algum tipo de colorido nos tópicos, imagens, até por que só consigo visualizar uma caixa branca. E, gostaria que atentasse para alguns pontinhos que aparecem no inicio de algumas linha, pois deixa a leitura um pouco confusa. Desde já, digo que sua idéia é muito boa, e que não são pequenos detalhes que irá eu deixar de dá seus parabéns.
    Lucas Melgaço.

    ResponderExcluir
  7. Bom o plano de vcs foi ótimo ,pois trouxe uma abordagem muito boa principalmente na questão da
    geometria,pois muitos alunos tem dificuldade e vcs souberam trabalhar o objeto do aprendizagem trazendo para os alunos uma melhor forma de aprender a matemática utilizando essa nova forma de ensinar.
    Ariadne e Hélio.

    ResponderExcluir
  8. Ótima a abordagem de vocês,é sempre bom lançar mão de todos artifícios, para despertar no educando o interresse pelo apredizado da matemática,tão importante no nosso dia adia.
    Caetano

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu objeto, acredito que a implantação destes nas escolas ajudaria a diminuir os problemas com a matemática.
    Rafaela

    ResponderExcluir