PROFESSOR: Yane Silva e Antonia Amandha.
PÚBLICO-ALVO: (10 anos / 4º ano ensino fundamental)
TÍTULO: Histórias Fantásticas
O Que o aluno aprenderá:
PÚBLICO-ALVO: (10 anos / 4º ano ensino fundamental)
TÍTULO: Histórias Fantásticas
O Que o aluno aprenderá:
- Ele aprenderá, de forma prazerosa,a criar Histórias de maneira autônoma e criativa.
- Procura-se explorar a escrita bem como a coerência entre escrita e ilustrações/ desenhos.
- Busca se respeitar a liberdade de criação e expressão da criança.
Os gêneros poderão ser escolhidos pelos aluno para que dessa forma possa haver uma maior liberdade na produção.
Duração das atividades:
2 vezes na semana, 2° e 4° durante 1 mês. Cada aula terá duração de 45 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
1°) Eles deverão conhecer a forma narrativa assim como o uso do mouse e do teclado.
2°) Ter capacidade de fazer relações de imagens com a sua escrita.
3°) Relatar aquilo que quer expressar.
Recursos da aula:
* O uso da internet.
* Computadores.
* Data show.
* Computadores.
* Data show.
Estratégias (Metodologia):
Na primeira aula nós iremos apresentar o gênero narrativo onde ilustraremos com livros narrativos, e faremos a diferenciação de prosa para poesia.
Na segunda aula exploraremos os contos e fábulas, iremos passar no data show um exemplo de conto de fadas e uma fábula e falaremos de suas diferenças.
Na terceira aula os alunos, em seus cadernos, escreverão o enredo e os personagens da História após criarão a situação-problema que os mesmos irão passar.
Nas outras 3 aulas iremos acessar o site proativa http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/historias/ e começar a escrever e ilustrar nossas historias no mesmo.
Nas outras 3 aulas iremos acessar o site proativa http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/historias/ e começar a escrever e ilustrar nossas historias no mesmo.
Nas ultimas aulas serão as apresentações e leitura dos textos para a classe assim com a finalidade de que todos possam apreciar as histórias criadas.
Recursos Complementares:
Recursos Complementares:
Videos sobre Histórias que exibem os gêneros a serem estudados e Livros com gravuras.
Avaliação:
Avaliação:
A avaliação será feita pelos próprios criadores das histórias fantásticas após escutarem as outras historias criadas pelos amigos, contudo daremos critérios para que a avaliação saia de acordo com alguns parâmetros.
O objeto de Aprendizagem "Histórias Fantásticas" é um instrumento bastante interessante!
ResponderExcluiradoreei ... irei usar em minhas aulas, amandha e yane vcs são dez
ResponderExcluirah obrigada!!!! ass:yane
ResponderExcluirbom objeto para estimular a criatividade do aluno
ResponderExcluirPriscila
parabénsssssss! vocês me matam de vergonha! K³
ResponderExcluirGeraldo.
A equipe se apresentou bem e o plano de aula esta bom visualmente. Contudo, acredito que a equipe poderia ter enriquecido mais o plano de aula colocando o lick dos videos e fotos do livros que seriam utlizando nas aulas...
ResponderExcluirAna Cleide
kkkk sei não viu geraldo tu me mata de vergoonha!!!!
ResponderExcluirÉ fundamnetal ampliar os conhecimentos da linguagem escrita e oral das crianças, como proposto no plano. E os objetos de aprendizagem são instrumentos pedagógicos que facilitam esta proposta, quando temos claro quais os objetivos que desejamos alcançar!
ResponderExcluirAna Paula
Meninas, muito construtivista a aula de vocês. Adorei, contudo, não entendi bem o por que de tanta letra com tamanho desiguais na postagem. Não sei se foi a propósito ou não. Além de acreditar que vocês poderiam ilustrar um pouco mais. Desde já, continuo a dizer que está maravilhosa a idéia de vocês, principalmente por deixar os alunos livres para criar. Parabéns!
ResponderExcluirLucas melgaço.
Achei que vcs deveriam ter enfatizado mais o plano mais apresentação foi muito boa.
ResponderExcluirAriadne e Hélio
A proposta de vocês é muito boa, principalmente por dar liberdade ao educando de se expressar e de exercitar a criatividade dele.
ResponderExcluirCaetano
Gosto muito dos objetos que trabalham com o portugues, acho que a interpretação se torna de maneira prática.
ResponderExcluirRafaela