sexta-feira, 20 de maio de 2011



PLANO DE AULA

PROFESSORA:
Rochelle Matos Ávila
PÚBLICO-ALVO: 5º ano do ensino fundamental
DISCIPLINA: Ciências
ASSUNTO: Sistema Solar
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 3 aulas de 50 minutos
OBJETIVOS:
Trabalhar conceitos sobre o Sistema Solar;
Identificar todos os planetas do sistema solar;
Fazer comparações entre os planetas, percebendo suas principais diferenças;
Relacionar os dias e as noites ao movimento da terra (rotação e translação).
CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO:
É necessário que os alunos já tenham uma familiarização com a questão do espaço e seus planetas. O professor pode fazer uma breve introdução do sistema solar na primeira aula, dando destaque para algumas informações sobre os planetas, assim como também falar a respeito de como ocorrem os dias e as noites. Para melhor fixação do assunto é aconselhável que se utilize vídeos, livros, pesquisas e objetos de aprendizagem.
MATERIAL NECESSÁRIO:
Slides coloridos com desenhos e fotos em PowerPoint, vídeos, globo terrestre, esfera pequena de isopor e lanterna. Computadores com multimídia, internet e objetos de aprendizagem. As aulas serão ministradas no laboratório de informática.
METODOLOGIA:
1º Aula:
Para introduzir o assunto, inicie a aula perguntando aos alunos o que eles conhecem sobre o sistema solar. À medida que eles forem se manifestando, anote no quadro palavras que serão retomadas mais à frente. Utilize projeção de slides com explicações sobre cada planeta, tamanho e distância do sol e movimentos da terra. Para finalizar apresente alguns vídeos.
Dicas de vídeo no you tube:
• Doki descobre os planetas do sistema solar: http://www.youtube.com/watch?v=NEJ557IU3bg;

• De onde vem os dias e as noites (TV cultura – Kika) http://www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74&feature=related

2º Aula:

Com um melhor embasamento adquirido na aula passada os alunos irão trabalhar com o objeto de aprendizagem que pode ser encontrado no portal do professor, o RIVED http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9584/Sistema%20Solar.swf é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED do MEC, tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Nele os alunos serão divididos em duplas, onde obterão informações sobre cada planeta e responderão a um exercício de fixação. Para consolidar os estudos e favorecer a visualização do sistema em escala é interessante que os alunos construam, em grupos, um modelo em escala do sistema solar. Uma outra opção de objeto de aprendizagem para essa disciplina é o do Proativa da UFC http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/universo/universo.html

3º Aula:

Nessa aula nos ateremos a fazer uma síntese de tudo o que foi estudado, em seguida a turma será dividida em lado A e B, onde será feito um Quiz referente ao tema estudado. No Quiz eles irão relembrar informações sobre os planetas e testar os seus conhecimentos. O desafio é tanto de conhecimento quanto de memória. Esse fechamento será importante para a avaliação.
Sites de Quiz educativo:
• Brincando com ciência: http://www.on.br/site_brincando/index.html
• Smart Kids: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/sistema-solar-quiz.html

AVALIAÇÃO:
Com a ajuda dos recursos de mídia, internet e livros, eles irão se dispor em grupos e construir uma maquete utilizando bolinhas de isopor, guaxe e massinha de modelar, onde será avaliada a distância e a posição de cada planeta na maquete. A avaliação ocorreu em todos os momentos das aulas, a maquete será mais uma forma de fixar esses conhecimentos.


Rochelle Matos.




15 comentários:

  1. Adorei, esse projeto de aula... fiquei até com vontade de participar das aulas tbém...kkkkk..
    Vê se não esqueci de me chamar... Ana

    ResponderExcluir
  2. Realmente seu plano de aula foi feito de maneira muito criativa, e com certeza os alunos ao presenciar essa aula irão receber o conteúdo de forma lúdica e espontânea mas sem perder o objetivo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a idéia de posicionar os alunos como uma maquete viva formando o sistema solar,acho que daria uma aula muito bacana! Gostei muito dessa apresentaçao!
    Rafaela

    ResponderExcluir
  5. Como já havia dito anteriormente...gostei mto do seu plano de aula e achei o bstante criativo... tbém, deve-se resaltar q sua apresentação foi mto bom, pq vc alou de forma claro e com bastante dominio do assunto..
    Ana Cleide

    ResponderExcluir
  6. Muito bem e interessante o assunto que você abordou! Você mostrou muita segurança na explicação foi ótima! Geraldo.

    ResponderExcluir
  7. Realmente seu plano de aula foi feito de maneira muito criativa, e com certeza os alunos ao presenciar essa aula irão receber o conteúdo de forma lúdica e espontânea mas sem perder o objetivo.amanda

    ResponderExcluir
  8. É bastante interessante a proposta. Aqui é possivel encontrar a junção de materiais impressos (livros) com as tecnologias digitais. Muito legal!

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  9. ótimas idéias, so acredito que uma abordagem mais simples e em campo com brincadeiras fazendo os alunos se passarem pelos planetas também pode ser uma boa aula digamos "pratica"
    lucas melgaço

    ResponderExcluir
  10. cont: depois da abordagem física com os alunos a ida ao laboratório de informatica ficaria mais interessante pois eles ja teriam um conhecimento anterior sobre o assunto e usariam as ferramentas digitais dispostas com mais afinco.Eles completariam o aprendizado com e o gosto pelas aulas
    Lucas Melgaço

    ResponderExcluir
  11. O plano de aula da ROchelle ficou ótimo,pois ela soube usar bem as ferramentas da internet e também fez a sua mais interativa para os alunos.
    Ariadne e Hélio

    ResponderExcluir
  12. Achei bem interessante, a forma que foi elaborada a aula, e principalmente a forma de interação dos alunos com o assunto, e os vídeos tbm são bem legais, parabéns!!

    Karla Renata

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante a sua proposta pela forma dinâmica que ela apresenta, visando o aprendizado do aluno.
    Caetano

    ResponderExcluir
  14. Muito bomais o dinamismo da aula....Uma verdadeira aula significante

    ResponderExcluir
  15. Muito bomais o dinamismo da aula....Uma verdadeira aula significante

    ResponderExcluir