domingo, 22 de maio de 2011

PLANO DE AULA - MATEMÁTICA

SÉRIE TRABALHADA: 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDO ABORDADO: SOMAS E SUBITRAÇÕES COM RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS E DESENVOLVIMENTO DO RECIOCÍNIO LÓGICO.

CONHECIMENTO PRÉVIO QUE SERÁ TRABALHADO: CONHECIMENTO DE NUMERAIS ORDINAIS.

MATERIAL DE APOIO: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, LIVRO DIDÁTICO.

OBJETIVOS: FAZER QUE O INICIO DA MATEMÁTICA NA VIDA DOS ALUNOS SEJA BEM LÚDICA DE MANDEIRA QUE POSSIBILITE A ELES UMA INTERAÇÃO COM PROBLEMÁTICAS ASSIM DESENVOLVENDO TAMBÉM O RACIOCINIO LÓGICO.

-O CONTEÚDO TERA A DURAÇÃO DE UM (1) MÊS ASSIM SENDO DIVIDIDO EM 10 AULAS CADA UMA COM DURAÇÃO DE 50 MINUTOS.

MARÇO/2011

02/03-AULA 1 – APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DIDÁTICO EM SALA DE AULA.

AULA 2 – APRESENTAÇÃO DO SITE: http://www.proativa.vdl.ufc.br/ COM DIRECIONAMENTO AO OBJETOS DE APRENDIZAGEM : http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/ehobicho/ehobicho.html

09/03-AULA 3 – REVISÃO DO CONTEÚDO COM CORREÇÃO DE ATIVIDADE QUE FOI ENVIADA PARA CASA (LIVRO DIDÁTICO)

AULA 4 – VISITA AO LABORATÓRIO DE INFORMATICA E PRIMEIRAS ATIVIDADES NO OBJETO DE APRENDIZAGEM: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/ehobicho/ehobicho.html COM ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL.

16/03-AULA 5 – CORREÇÃO DE ATIVIDADE QUE FOI ENVIADA PARA CASA(LIVRO DIDÁTICO).

AULA 6 – VISITA AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E SEGUNDO CONTATO COM O OBJETO DE APRENDIZAGEM: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/ehobicho/ehobicho.html COM ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL.

23/03-AULA 7 – VISITA AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, TERCEIRO CONTATO COM O OBJETO DE APRENDIZAGEM http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/ehobicho/ehobicho.html COM ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL

AULA 8 – REVISÃO DE CONTEUDOS, COM TIRA DÚVIDAS E ATIVIDADE DE REVISÃO TAMBEM PARA CASA.

30/03-AULA 9 – AVALIAÇÃO - ULTIMA VISITA AO LABORATORIO DE INFORMÁTICA, ALUNOS FARÃO UMA ATIVIDADE DO OBJETO DE APRENDIZAGEM http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/ehobicho/ehobicho.html, ESCOLHIDA INDIVIDUALMENTE PELA PROFESSORA E RESOLVERÃO SEM AUXILIO. 50% DA NOTA

AULA 10 – PROVA ESCRITA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO. 50% DA NOTA.

RAFAELA LOPES CORDEIRO - 0310616

11 comentários:

  1. O objeto de aprendizagem utilizado é muito interessante e dinâmico.Em relação a apresentação ela(Rafaela) foi bastante coerente e objtiva além de criativa.
    Tanymaira

    ResponderExcluir
  2. OI, Rafaela gostei bastante do sei objeto de Aprendizagem, porque ele vai aumentando o grau de dificuldade gradativamente... assim, o aluno não fica preso a um único tipo de atividade.

    Ana Cleide

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Adorei sua apresentação, bem tranquila e mostrando confiança, além de estar bem segura no que dizia!@ Pertfeito! Geraldo

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafaela gostei muito do objeto de aprendizagem que você utilizou em seu plano de aula, além de ser lúdico trabalha a interdisciplinaridade.Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. É realmente uma boa proposta utilizar o Objeto de Aprendizagem no ensino de matemática. É uma maneira de despertar o interesse dos alunos.

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  6. Rafaela creio que todos foram unanimes em elogiar seu objeto de aprendizagem e eu concordo, pois sabemos que matematica é uma disciplina que chama a atenção de poucos, mas com uma boa ferramenta como está dá uma nova roupagem a disciplina e se torna uma aula divertidissima. Parabéns!!!!

    Rochelle

    ResponderExcluir
  7. Rafaela, a sua proposta é muito interessante e a sua apresentação merece todos elogios que tem recebido. É sempre bom despertar o interresse do aluno pela matemática, pois, ela está presente em quase todas ocasiões do nosso dia a dia.Qanto ao objeto de aprendizagem que você escolheu , pode facilitar o seu trabalho e motivar o educando para o aprendizado dos conteúdos propostos.

    Caetano

    ResponderExcluir
  8. Rafaela, sua estratégia de aula é bastante interessante a sabermos que mexer com números, na maioria das vezes se torna muito traumático. Seu estilo de aula para essa matéria vem a fazer com que os alunos vejam os números com outros olhos. Para melhorar essa sua postagem, como a a Raquel já havia falado, acredito que você deveria modificar a parte visual a começar pelas letras e atentanndo para pequenas correções de gramática, inclusive a palavra "maneira" na terceira linha dos objetivos está escrita de forma equivocada. Ademais, gostaria de deixar meus parabéns.
    Lucas Melgaço.

    ResponderExcluir
  9. Rafaela gostei muito do seu plano dessa forma a matemática ficaria mais fácil e interessante para as crianças aprender só na questão do visual das letras.Você está de parabéns.
    Ariadne e HÉLIO

    ResponderExcluir
  10. parabeeens!!! deu até vontande de construir caaasas!!!
    ass: yane

    ResponderExcluir