segunda-feira, 23 de maio de 2011

PLANO DE AULA - ARTES

"A apreciação da arte através da linguagem musical ”

Público-alvo: alunos do 2º ano.

Objetivo: estimular a percepção dos sons e noções de ritmos presentes na música.

Duração das aulas: 3 aulas com duração de 50 minutos( aulas deverão acontecer em sala, como também no laborátorio de informática).

Recursos necessários: aparelho de som, computadores e instrumentos musicais de brinquedo.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno : ao longo das atividades os alunos terão como aprendizado conceitos de ritmos e reconhecimento de instrumentos musicais.

Metodologia: os alunos participarão das aulas através da apreciação de vídeos, como também haverá a aplicação do objeto de aprendizagem, o zorelha, um musicalizador que auxilia o desenvolvimento das habilidades musicais da criança, juntamente com a execução prática do conceito de ritmo, o que será feito através dos sons produzido pelo corpo, como batida de palmas, pés, e instrumentos.

As aulas se dividirão da seguinte forma:

1º aula: Será dividida em três atividades. Apresentação de algumas músicas, mostrando assim a diversidade de sons, depois eles acompanharão a música com instrumentos de brinquedo, ou qualquer tipo de objeto que possa emitir som, o ritmo será explicado de forma prática, como será exemplificado abaixo:


1º Atividade: Ouvir músicas, depois eles acompanharão com seus intrumentos.

2º Atividade: Cantar uma música.

Palma, palma, palma (bater palmas no tempo forte)
Pé, pé, pé (bater o pé no chão)
Roda, roda, roda (rodar no lugar)
Caranguejo peixe é! (no é, agachar no chão)

3º Atividade: Poema (o ritmo está presente também no falar e nos poemas).

Chuva, chuva, chuvisquinho
Sua calça tem furinho,chuva, chuvarada
Sua calça está furada


2º aula: reconhecimento de intrumentos musicais e sons , que será feito através da execução do objeto de aprendizagem e através de vídeos:

http://rived.mec.gov.br/atividades/concurso_2007/zorelha/index.html

http://www.youtube.com/watch?v=Ky8OxbVESjY&playnext=1&list=PLA4AF4908D646398D

http://www.youtube.com/watch?v=AHlBekiEPbo&feature=related

3º aula: Avaliação

Avaliação será realizada com a execução do objeto de aprendizagem, onde eles terão que reconhecer os sons e instrumentos que aprenderam na aula anterior.


Referências:

http://revistaescola.abril.com.br/arte/musica/

http://rived.mec.gov.br/atividades/concurso_2007/zorelha/index.html



Karla Renata Da silva
Disciplina: informática na educação
Curso: pegadogia noturno

12 comentários:

  1. A música é sempre uma proposta pedagógica interessante e envolvente entre os alunos.

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. O tema é interessante, pois musica faz parte das nossas vidas! na apresentação você mostrou que estava interada a respeito do assunto. Gostei muito!!!

    Rochelle

    ResponderExcluir
  3. adorei saber que musica vai ser obrigatorio, dá vontade de ser criança so para aproveitar o novo sistema de ensino.

    Priscila

    ResponderExcluir
  4. muito criativo!!! gostei muito, realmente nossas crianças tem escutado muitas musicas que tiram a cultura e a inocencia de nossas crianças!!! parabens vc revolucionará os ouvidos dos estudantes!
    ass: yane

    ResponderExcluir
  5. A música é um tema interessante por ser também uma oportunidade de apresentar os ritimos que acompanharam e estão presentes nas principais atividades culturais de nosso pais, e que continuam marcando vários momentos de nossa história. Assim como a literatura de cordel com seus versos e ritmos...!

    Helio Roque / Ariadne Molina

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Adorei, pois pouco exploramos a musica e os instrumentos musicais nas escolas!!A música contribui com o desenvolvimento das crianças em todas as áreas!!
    Rebeca Freire

    ResponderExcluir
  8. Essa temática levantada pela karla é muito perculiar, porque a arte nas escolas não é um assunto muito abordado e com essa prosposta percebe-se uma possiblidade de introduzir a arte nesse ambiente de forma interessante e agradável.

    Ana Cleide

    ResponderExcluir
  9. Você dominou e abordou muito bem o assunto! Parabéns! Geraldo.

    ResponderExcluir
  10. Quando mexe com música, mexe comigo também, sou fanático por música (sons). Acredito que esse plano de aula seja um dos melhores. Tenho muito a elogiar. Algo que acredito é que devemos voltar a música também para o aprendizado de outras disciplinas, pois sabemos que sempre aprenderemos primeiro cantando do que lendo. Contudo, penso que a postagem deveria ter um pouco mais de cor e imagens, mas, só tenho a elogiar.
    Lucas Melgaço.

    ResponderExcluir
  11. Muito legal a proposta de se trabalhar a música na escola de forma interdisciplinar.
    Parabéns.
    Caetano

    ResponderExcluir
  12. A parte que mais gostei foi da identificação dos sons instrumenatais, isso também é educação(ao contrario do que muitos pensam)
    Rafaela

    ResponderExcluir