quarta-feira, 25 de abril de 2012

Um Dia normal pelo Google

Vamos fazer um Tour pelo Google. Todos a postos? Então vamos lá!!!

Primeiro de tudo vamos ao site onde começaremos nosso dia: www.google.com.br
Agora vamos comerçar fazendo algo. Que tal olharmos nosso e-mail, para ver se temos alguma mensagem impotante? Então, aqui em cima onde tem o link "Gmail", vou fazer meu login, e pronto, aqui está a caixa de entrada. Parece que tem alguns e-mail que não foram lidos. Vamos ver, responder alguns e-mails, enviar outros, pronto. Agora vamos ao trabalho?

Clicando no topo da página, no link "Docs", teremos acesso ao Google Docs, onde tem a lista de documentos que criamos nesta ferramenta, tem planilhas, documnetos de texto entre outras coisas. Vamos ao trabalho de Informática na Educação, que está compartilhado com todos os membros da equipe. Oh, não! Parece que ninguém fez nada ainda no trabalho. E a entrega já é amanhã! Vou ter que fazer logo o resto sozinho, senão ninguém vai se ligar a fazer.

Enquanto isso vamos ao abrir a página do YouTube em outra aba para deixar um video com uma música rolando. Vamos colocar esse aqui, com a sequência de todas as músicas de abertura do Pokemon em japonês.

Pronto, agora vamos continuar o trabalho.
Vamos colocar algumas imagens para ilustrar o texto do projeto? Vamos ao Google Imagens, é similar a pesquisa do Google, só que em vez de links de sites e tudo mais, ele utiliza as palavras chave para procurar imagens. É só abrir o Goofle em outra página e lá no topo, clicar em "Imagens". Vamos colocar algumas palavras e procurar algumas figuras de computadores por exemplo. Vamos escolher algumas aqui.

Precisamos citar alguns trabalhos publicados na área do nosso projeto, para dar uma consistência maior ao nosso trabalho. Vamos procurar no Google Acadêmico? Da mesma forma que os passos para as ferramentas já utilizadas anteriormente, e utilizamos as palavras chave. temos que baixar ou abrir alguns, para dar uma lida rápida para saber se realmente tem a ver com nosso trabalho.
Ai, minha nossa senhora!!! Esse trabalho é ótimo para utilizar-mos no projeto da disciplina, mas está em inglês, e eu ainda to fazendo o 3º semestre e não sei de tanta coisa ainda, tem alguns termos que não tenho nem idéia do que seja.

Já sei! Vamos usar o Google Tradutor. É uma ferramenta Google muito utilizada no mundo todo, para tradução de palavras, textos, termos em geral para vários idiomas. A tradução não é perfeita, claro, mas vai nos ajudar bastante para traduções superficiais, até mesmo dando a tradução completamente correta em alguns casos. Para encontra-lo é somente ir na parte superior da página do Google e clicar em "Tradutor". Na página do Google Tradutor, é só escohlher o idioma a ser traduzido e o idioma de saida. No caso queremos colocar algumas frases em Inglês, e traduzi-las para Português. Prontinho, agora vamos copiar e colar do artigo que pegamos no Google Acadêmico e coloca-lo no campo de texto à esquerda da página. Agora automaticamente o texo traduzido para a lingua que escolhemos apareceu aqui no lado direito. Vamos clicar no ícone de som que tem em um pequeno botão aqui?
Que estranho essa mulher lê o texto. Mas pelo menos até que enfim entendi o que o texto queria dizer nessa parte.

Voltando ao trabalho, vamos editar algumas coisinhas, vamos formatar o texto porque tá muito feio.
Prontinho, o trabalho está concluido. Finalmente terminamos o trabalho de Informática na Educação.

Agora vamos relaxar, vamos conversar com os amigos no Google Plus(apesar da maioria utilizar o Facebook mesmo), mas eu fiz uma conta recentemente e quero ver como ele funciona.
Vamos clicar em + Você(caso estando logados, o "Você" estará com nosso nome), e vejam só, já está com meu nome, porque já estavamos logados desde que entramos no Gmail.

To conversando com meus amigos aqui e estamos combinando de ir no Beco da Poeira comprar umas roupas, pra ir pra festa da Maria Prenha. Vixe, não sei andar no Centro, tenho que ver como chego lá.

Vou dar uma olhada aqui no Google Maps, clicando em "Maps" no topo da página. Agora eu digito o meu destino, seja uma rua ou bairro no caso. Pronto tá aqui o lugar onde tem, vou ver como chego lá.
Ah! Ótimo, acho que sei chegar lá sim.

Vou no Google Agenda pra marcar meu compromisso, que ficou para depois de amanhã depois da aula, às 13:00 horas. Quando chegar próximo ao dia receberei mensagem por e-mail me lembrando.

Prontinho. Oh, vejam só, me enviaram um formulário para preencher. Foi feito no Google Forms, é sobre Redes Sociais. Legal!
Mas vou responder só depois, tenho que sair já já, e esse formulário me lembrou de algo que estou para fazer há tempos e nunca me lembro.

Vou teminar este texto de um dia no Google fazendo isso.
Vou entrar em mais uma ferramenta Google, a última do meu dia, pelo menos por agora.
Vou digitar...

www.orkut.com.br

Pronto, finalmente! agora é só excluir meu perfil.

2 comentários:

  1. Muito boa a maneira que você usou para tornar seu texto interessante. Realmente me fez acompanhar cada passo e descobrir novas possibilidades das ferramentas da Google. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Gabriela, a maneira que ele explicou foi bem interativa!!!

    ResponderExcluir