segunda-feira, 28 de março de 2011

Tecnologia + Educação = criticidade, interação, modernidade...



A sociedade está mudança constante . Atualmente a tecnologia está presente em todos os setores da sociedade, desde o lápis até os ipads. A educação, no entanto, está adquirindo uma nova roupagem em sua metodologia e conteúdo. Contudo, essas mudanças tecnológicas acrescentadas ao ensino e aprendizagem para proporciona r a construção do conhecimento, tornam-se quase imperceptíveis quando as colocamos frente as mudan ças tecnológicas de outros setores da sociedade. Como educadores, acreditamos ser a educação a base da sociedade tecnologicamente equipada, sendo ela também a porta para a ''mudança'' e o sucesso pessoal e profissional. Assim, é indiscut ível um professor ou uma escola se recusar a aceitar a tecnologia como forma de construção do conhecimento e tão pouco não ter atitudes para fazer com que esse tipo de educação e de educar chegue ao aluno. Para Piaget, se o aluno tem a oprtunidade de ser desafiado ele tem capacidade de interagir e desenvolver uma visão mais social, a informática tem essa capacidade de desenvolver habilidades, através dela o aluno irá explorar seu conhecimento e deixar de ser ouvinte para ser ativo e participativo na sala de aula, enquanto o professor passa a ser uma ''fonte'' a mais, não só a única. Cabe às escolas aderirem o uso das tecnologias como auxílio para as aula s e capacitar seus professores para que possam dominar esses novos métodos.
Janaína Alves Ramos / Lucas Melgaço da Silva)




Nenhum comentário:

Postar um comentário