A interação entre jovens e Internet tem se tornado cada vez mais constante e intensa. O que antes era apenas uma “paquera” (onde jovens só manipulavam o computador de vez enquanto), se tornou uma “paixonite aguda” (ao ponto de jovens não saberem mais viver sem ela). Que esse relacionamento poderia existir um dia todos nós já sabíamos, mas o que nós, meros professores espectadores dessa paixão global, não esperávamos era que teríamos que nos adequar e aprender a nos relacionar também. Com toda essa metáfora, quero especular coisas simples para que possamos, como profissionais da educação, estar atentos, e bem atentos, para não ficarmos “de fora”. A primeira coisa é:
- Como estamos lidando com o fato de usar o computador em sala de aula? Será que temos dado a máquina o nosso trabalho?
- Ou temos nos deixado simplesmente nos envolver com sites (seja de relacionamentos ou qualquer outro) e esquecido de usar o computador para uma função maior?
- Ou pior, será que temos transformado algo tão fácil e prazeroso, como o manuseio da Internet, em algo trabalhoso e chato?
Sem contar nossos medos de “quebrar” algo nessa máquina. São varias as especulações que nós não podemos deixar passar.
Como educadores não podemos deixar que uma máquina tome nossa função de educar e nem utilizar a mesma só para nosso benefício próprio, ou auxílio, precisamos mostrar que temos algo a mais que o computador, e com certeza não vamos conseguir isso medindo forças para saber quem tem mais informações. Caro professor se você tem feito isso, quero lhe informar que sua luta é a toa, pois nunca você terá mais informações que essa máquina de armazenamento! Mas, para nossa sorte nós, educadores, temos algo que o mesmo não possui: a criatividade e a capacidade de inventar e reinventar.
Texto produzido por Yane Silva.
muitooo bom esse artigo! essa moça se garante! poste maisssss! abraços
ResponderExcluirValeu garota! Arrasou hein?
ResponderExcluirgostei muito desse artigo, pois mostra atual realidade dos nossos educadores que n´os temos que está aberto as novas tecnologias..
ResponderExcluir