segunda-feira, 28 de março de 2011

Acorda Professor!

fonte: http://acordaprofessor.files.wordpress.com/2010/09/logo31.jpg?w=536&h=312

A interação entre jovens e Internet tem se tornado cada vez mais constante e intensa. O que antes era apenas uma paquera (onde jovens só manipulavam o computador de vez enquanto), se tornou uma paixonite aguda (ao ponto de jovens não saberem mais viver sem ela). Que esse relacionamento poderia existir um dia todos nós já sabíamos, mas o que nós, meros professores espectadores dessa paixão global, não esperávamos era que teríamos que nos adequar e aprender a nos relacionar também. Com toda essa metáfora, quero especular coisas simples para que possamos, como profissionais da educação, estar atentos, e bem atentos, para não ficarmos “de fora”. A primeira coisa é:

  • Como estamos lidando com o fato de usar o computador em sala de aula? Será que temos dado a máquina o nosso trabalho?

  • Ou temos nos deixado simplesmente nos envolver com sites (seja de relacionamentos ou qualquer outro) e esquecido de usar o computador para uma função maior?

  • Ou pior, será que temos transformado algo tão fácil e prazeroso, como o manuseio da Internet, em algo trabalhoso e chato?

Sem contar nossos medos de “quebrar” algo nessa máquina. São varias as especulações que nós não podemos deixar passar.

Como educadores não podemos deixar que uma máquina tome nossa função de educar e nem utilizar a mesma só para nosso benefício próprio, ou auxílio, precisamos mostrar que temos algo a mais que o computador, e com certeza não vamos conseguir isso medindo forças para saber quem tem mais informações. Caro professor se você tem feito isso, quero lhe informar que sua luta é a toa, pois nunca você terá mais informações que essa máquina de armazenamento! Mas, para nossa sorte nós, educadores, temos algo que o mesmo não possui: a criatividade e a capacidade de inventar e reinventar.

Precisamos criar meios de envolver o mundo dos nossos jovens com a aprendizagem e deixar que eles mesmos construam alguns conceitos e procurem aprender utilizando o computador (grifo a palavra utilizando para dar ênfase querendo mostrar que o aluno deve utilizar o computador e não simplesmente ver como que se funciona entre outras coisas que são ensinadas). Precisamos formar jovens criativos e cheios de idéias, mas para que isso ocorra a criatividade e as idéias devem começar de nós e por nós. Os alunos devem ser inspirados por algo e como o professor irá inspirar alguém se o mesmo se utiliza da mesma coisa sempre, e só faz o que todos fazem? Assim a aprendizagem e a superação devem começar por nós educadores. Por isso acorda professor! O mundo das máquinas de armazenamento está ai, por isso perca tempo reinventando o computador para seus alunos para que os mesmos não fiquem bitolados nas mesmas coisas e sim que eles continuem reinventando e criando.


Texto produzido por Yane Silva.


3 comentários:

  1. muitooo bom esse artigo! essa moça se garante! poste maisssss! abraços

    ResponderExcluir
  2. gostei muito desse artigo, pois mostra atual realidade dos nossos educadores que n´os temos que está aberto as novas tecnologias..

    ResponderExcluir