domingo, 19 de junho de 2011
O Modelo Escolar na Sociedade do Conhecimento.
Plano de aula - Preservando o meio ambiente
Elaborado por Andréa Januzzi
Série: Ensino Fundamental
Plano de aula – Construindo um texto
Elaborado por Andréa Januzzi
Série: 4° Série
Objetivos: Construção de texto coletivo, utilizando palavras recortadas de revistas ou jornais.
Tempo de duração: 1 hora e 30 minutos.
Conteúdo:
·Leitura e escrita utilizando textos e recortes de revista ou jornal.
·Construção de texto coletivo.
Estratégia:
1-Assistir http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/historias/ com os alunos e depois explicar a atividade que será feita;
2-Distribuir um recorte de revista para cada um;
3-Solicitar que cada aluno leia ou diga aos demais o que tem em mãos;
4-Fixar um cartaz na lousa para realização da atividade;
5-O texto coletivo será iniciado por eles com a nossa colaboração;
6-Convidar os alunos para construir uma frase inserindo a figura que tem em mãos e dar seqüência ao texto;
7-Ler o texto em conjunto;
8-Apontar discordâncias ortográficas e sugerir alterações;
9-Explicar a estrutura de um texto.
Avaliação: Verificar se houve uma construção do texto coletivo de forma lógica e coerente;
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Avaliação Final - Informática na Educação
MUDANÇAS NA SOCIEDADE, MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO: O FAZER E O COMPREENDER
O texto discute mudanças necessárias para a nossa sociedade: “Mudança é a palavra de ordem na sociedade atual”. Portanto faz se necessário repensar, também, os processos educacionais relacionados com a formação de profissionais e com os processos de aprendizagem. No entanto, sabemos que essas mudanças na educação são lentas.
As mudanças em nossa sociedade estão ocorrendo e conseqüentemente deverão afetar a educação. Assim, o texto lança o seguinte questionamento: “quais serão suas implicações pedagógicas?”
MUDANÇAS NA SOCIEDADE
O texto reproduz uma idéia sobre a produção em massa: “O objetivo da produção em massa é padronizar e diminuir o custo do produto em detrimento da sua qualidade”. Esse modelo de produção surgiu da necessidade do barateamento e democratização de produtos, porém não é mais eficiente para a sociedade atual. Nessa situação é idealizado um novo modelo de produção, de acordo com o sistema japonês, a produção enxuta. “Ela combina as vantagens do artesanal, grande variedade e alta qualidade e as vantagens da produção em massa, grande quantidade e baixo custo”. Esse modelo surgiu com o objetivo de produzir um produto com alta qualidade, quase exclusivo e de baixo custo.
Surge a necessidade de um outro tipo de profissional, qualificado, criativo e que saiba trabalhar em grupo, além de utilizar meios automáticos de produção e disseminação da informação.
Podemos então perceber grandes desafios para essa nova educação: “Como propiciar essa formação? Qual é o papel do professor nesse ambiente de aprendizagem? Qual é o papel das novas tecnologias no processo educacional?”.
MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO
Nesse contexto de mudanças a educação deve passar pelas mesmas transformações que outros segmentos da sociedade. O ensino hoje é um ensino em massa, como um sistema de uma fábrica. O texto coloca que esse papel da educação em massa foi fundamental para passarmos da educação artesanal. Porém percebo que essa educação é ineficiente, pois produz seres humanos padronizados e limitados. São necessárias mudanças urgentes, mas o que se vê, ainda uma tentativa de manter uma educação baseada apenas, na transmissão do conhecimento, de informação, sem se preocupar em utilizar novas metodologias, através do uso das tecnologias da informática e da telecomunicação, com o objetivo de ampliar o acesso à informação.
MUDANÇAS NA ESCOLA
“Implantar mudanças na escola, adequando-a às exigências da sociedade do conhecimento, constitui hoje um dos maiores desafios educacionais (Hargreaves, 1995)”.
Acredito que seja um grande desafio implantar essas mudanças, pois envolve vários fatores e segmentos da escola, como: o novo papel do professor, aescola como ambiente educativo, novas metodologias, fazendo uso da informática como uma ferramenta de comunicação na escola e como suporte para a formação dos alunos, possibilitando que construam seu conhecimento por intermédio do computador. Quando o aluno interage com o computador passando informação para a máquina se estabelece um ciclo - descrição-execução-reflexão-depuração-descrição - que é exatamente o propulsor do processo de construção do conhecimento.
http://www.youtube.com/watch?v=1RiQnOJowzI&feature=related