sexta-feira, 17 de junho de 2011

Avaliação Final - Informática na Educação

MUDANÇAS NA SOCIEDADE, MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO: O FAZER E O COMPREENDER

O texto discute mudanças necessárias para a nossa sociedade: “Mudança é a palavra de ordem na sociedade atual”. Portanto faz se necessário repensar, também, os processos educacionais relacionados com a formação de profissionais e com os processos de aprendizagem. No entanto, sabemos que essas mudanças na educação são lentas.

As mudanças em nossa sociedade estão ocorrendo e conseqüentemente deverão afetar a educação. Assim, o texto lança o seguinte questionamento: “quais serão suas implicações pedagógicas?”

MUDANÇAS NA SOCIEDADE

O texto reproduz uma idéia sobre a produção em massa: “O objetivo da produção em massa é padronizar e diminuir o custo do produto em detrimento da sua qualidade”. Esse modelo de produção surgiu da necessidade do barateamento e democratização de produtos, porém não é mais eficiente para a sociedade atual. Nessa situação é idealizado um novo modelo de produção, de acordo com o sistema japonês, a produção enxuta. “Ela combina as vantagens do artesanal, grande variedade e alta qualidade e as vantagens da produção em massa, grande quantidade e baixo custo”. Esse modelo surgiu com o objetivo de produzir um produto com alta qualidade, quase exclusivo e de baixo custo.

Surge a necessidade de um outro tipo de profissional, qualificado, criativo e que saiba trabalhar em grupo, além de utilizar meios automáticos de produção e disseminação da informação.

Podemos então perceber grandes desafios para essa nova educação: “Como propiciar essa formação? Qual é o papel do professor nesse ambiente de aprendizagem? Qual é o papel das novas tecnologias no processo educacional?”.

MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO

Nesse contexto de mudanças a educação deve passar pelas mesmas transformações que outros segmentos da sociedade. O ensino hoje é um ensino em massa, como um sistema de uma fábrica. O texto coloca que esse papel da educação em massa foi fundamental para passarmos da educação artesanal. Porém percebo que essa educação é ineficiente, pois produz seres humanos padronizados e limitados. São necessárias mudanças urgentes, mas o que se vê, ainda uma tentativa de manter uma educação baseada apenas, na transmissão do conhecimento, de informação, sem se preocupar em utilizar novas metodologias, através do uso das tecnologias da informática e da telecomunicação, com o objetivo de ampliar o acesso à informação.

MUDANÇAS NA ESCOLA

“Implantar mudanças na escola, adequando-a às exigências da sociedade do conhecimento, constitui hoje um dos maiores desafios educacionais (Hargreaves, 1995)”.

Acredito que seja um grande desafio implantar essas mudanças, pois envolve vários fatores e segmentos da escola, como: o novo papel do professor, aescola como ambiente educativo, novas metodologias, fazendo uso da informática como uma ferramenta de comunicação na escola e como suporte para a formação dos alunos, possibilitando que construam seu conhecimento por intermédio do computador. Quando o aluno interage com o computador passando informação para a máquina se estabelece um ciclo - descrição-execução-reflexão-depuração-descrição - que é exatamente o propulsor do processo de construção do conhecimento.

http://www.youtube.com/watch?v=1RiQnOJowzI&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário