segunda-feira, 30 de maio de 2011

Plano de Aula - Ciências

Série trabalhada:4° ano do Ensino fundamental

Conteudo abordado:Conhecendo o universo

Material de apoio: Livro didático, Slides, Laboratório de Informática.

Objetivo: Conhecer o universo e os planetas do sistema solar

Tempo estimado: 3 aulas de 50 minutos

Metodologia

1° aula em sala - O professor irá iniciar a aula instigando a curiosidade dos alunos fazendo perguntas do tipo: Como os nossos antepassados se localizavam geograficamente no universo? Como foi criado o calendario? Dessa forma irá sondar o conhecimento prévio dos alunos, em seguida explicara o conteudo utilizando o livro e slides do universo e de cada planeta do sistema solar. Ao final da aula irá passar uma atividade que consiste em dividir a turma em oito grupos para que cada equipe fique responsável por um planeta para pesquisar e apresentar na aula seguinte.

2° aula em sala - Apresentação das equipes. O professor irá avaliar os alunos com os seguintes critérios: participação, desenvoltura na apresentação, companheirismo.

3° aula Labaratório de Informática - Finalização do conteudo o professor apresentará o Objeto de Aprendizagem Conhecendo o Universo http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa.php

Tanymaira de Matos

Aline Marques

Plano de aula segundo ano

Plano de Ensino

Produção Textual

2º ano do Ensino Fundamental I

Tempo estimado: 3 aulas

Objetivos:

- Ampliar os conhecimentos sobre o sistema de escrita, trocando experiências e discutindo a grafia das palavras.

- Desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de ideias e da construção de histórias.

Conteúdos:

- Linguagem oral, leitura e escrita.

Recursos didáticos:

- Livro de história

- Dicionário

- computadores em rede

- Datashow

1ª aula:

- 1º momento: Apresentar para as crianças a capa de um livro de história, sem mostrar o título. Questionar se através da ilustração da capa, eles identificam qual seria o enrredo da história. Depois, folhear com eles a história, pedir que relatem o que observam através do cenário e dos personagens do livro, sem realizar a leitura.

2º momento: Realizar a leitura do livro. Fazer a interpretação da história. Questionar com os alunos se durante a leitura da história, identificaram alguma palavra que não sabem o significado. Informar que através do dicionário eles poderão encontrar o significado de qualquer palavra. Apresentar para a sala o dicionário, e como ele deve ser utilizado. Fazer com que as crianças percebam a importância do mesmo.

2ª aula

- 1º momento- Levar as crianças para o auditório ou laboratório de informática para apresentar o objeto de aprendizagem “Histórias Fantásticas”, encontrado no site da Proativa. http://www.proativa.vdl.ufc.br/

-2º momento: Pedir que os alunos criem um cenário e com base nos personagens que escolheram produzam uma história. Salvar as histórias.



3ª aula:

-1º momento: Promover uma troca das produções das crianças, de forma que cada aluno possa ter acesso a uma história do colega. Realizar a leitura da história, assim todos poderão conhecer e socializar com toda a turma as histórias.

-2º momento: Após a leitura das histórias as crianças deverão formar duplas, de preferência com o colega que já está ao seu lado. Deverão realizar correção das duas produções textuais, com o apoio do dicionário e se necessário com a intervenção da educadora. A professora deve estar sempre perto, observando como estão sendo feitas as correções e o uso do dicionário.

Avaliação:

- Observar se as crianças conseguem se expressar oralmente e como interagem quando os colegas expõem suas idéias, se avançaram com relação às regras gramaticais e ortográficas.

Rebeca Freire e
Ana Paula Maciel

segunda-feira, 23 de maio de 2011

PLANO DE AULA - ARTES

"A apreciação da arte através da linguagem musical ”

Público-alvo: alunos do 2º ano.

Objetivo: estimular a percepção dos sons e noções de ritmos presentes na música.

Duração das aulas: 3 aulas com duração de 50 minutos( aulas deverão acontecer em sala, como também no laborátorio de informática).

Recursos necessários: aparelho de som, computadores e instrumentos musicais de brinquedo.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno : ao longo das atividades os alunos terão como aprendizado conceitos de ritmos e reconhecimento de instrumentos musicais.

Metodologia: os alunos participarão das aulas através da apreciação de vídeos, como também haverá a aplicação do objeto de aprendizagem, o zorelha, um musicalizador que auxilia o desenvolvimento das habilidades musicais da criança, juntamente com a execução prática do conceito de ritmo, o que será feito através dos sons produzido pelo corpo, como batida de palmas, pés, e instrumentos.

As aulas se dividirão da seguinte forma:

1º aula: Será dividida em três atividades. Apresentação de algumas músicas, mostrando assim a diversidade de sons, depois eles acompanharão a música com instrumentos de brinquedo, ou qualquer tipo de objeto que possa emitir som, o ritmo será explicado de forma prática, como será exemplificado abaixo:


1º Atividade: Ouvir músicas, depois eles acompanharão com seus intrumentos.

2º Atividade: Cantar uma música.

Palma, palma, palma (bater palmas no tempo forte)
Pé, pé, pé (bater o pé no chão)
Roda, roda, roda (rodar no lugar)
Caranguejo peixe é! (no é, agachar no chão)

3º Atividade: Poema (o ritmo está presente também no falar e nos poemas).

Chuva, chuva, chuvisquinho
Sua calça tem furinho,chuva, chuvarada
Sua calça está furada


2º aula: reconhecimento de intrumentos musicais e sons , que será feito através da execução do objeto de aprendizagem e através de vídeos:

http://rived.mec.gov.br/atividades/concurso_2007/zorelha/index.html

http://www.youtube.com/watch?v=Ky8OxbVESjY&playnext=1&list=PLA4AF4908D646398D

http://www.youtube.com/watch?v=AHlBekiEPbo&feature=related

3º aula: Avaliação

Avaliação será realizada com a execução do objeto de aprendizagem, onde eles terão que reconhecer os sons e instrumentos que aprenderam na aula anterior.


Referências:

http://revistaescola.abril.com.br/arte/musica/

http://rived.mec.gov.br/atividades/concurso_2007/zorelha/index.html



Karla Renata Da silva
Disciplina: informática na educação
Curso: pegadogia noturno

domingo, 22 de maio de 2011

AULA DE MATEMATICA

ASSUNTO: GEOMETRIA, ÁREA DE FIGURAS PLANAS

TURMA: OITAVO ANO, ENSINO FUNDAMENTAL

OBJETIVO:

· Perceber que diferentes unidades de medidas podem representar à mesma área.

· Reconhecer que a medida de uma superfície representa a área.

· Transformar adequadamente as unidades de medidas metros quadrados (m²) em

· centímetros quadrados (cm²) e vice-versa.

· Reconhecer que é preciso trabalhar com uma unidade de medida padronizada para

· efetuar as operações necessárias às situações-problema.

· Saber calcular a área total de um ambiente através do uso adequado das fórmulas.

· Perceber que para calcular a quantidade de cerâmicas do ambiente é preciso dividir a área total do ambiente pela área da cerâmica e usar a mesma unidade de medida.

· Verificar que o custo financeiro gasto em uma obra depende da área total construída e o preço do material utilizado.

· Desenvolver a capacidade de analisar, relacionar, comparar, abstrair e generalizar.

· Desenvolver habilidades específicas de medir e comparar áreas geométricas diferentes;

· Despertar nos alunos suas hipóteses e começar a trabalhar mais cedo alguns conceitos geométricos.

· Interagir com o computador podendo testar suas hipóteses sobre a relação das medidas de pisos em uma determinada área de cômodo podendo encontrar o resultado da sua hipótese na mesma hora.

·

FERRAMENTAS:

Computador, quadro branco, data show

METODOLOGIA:

Dividir o assunto em três aulas, mostrar áreas de figuras planas, apresentar vídeo com questões do assunto, mostrar exemplo prático no cotidiano, apresentar formulas matemática do assunto, apresentar o portal proativa ufc.

PRIMEIRA AULA:

- Introdução do assunto, figuras geométricas, formulas matemáticas

- Apresentar situação prática para o entendimento do aluno no cotidiano.

- Mostrar exemplos geométricos de aplicação na vida do aluno, comprimento, altura,

largura.

SEGUNDA AULA:

- Aplicar o objeto de aprendizagem com utilização do computador

- Acessar o site http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/construtora/construtora.html - Fazer os exercício do projeto da construtora Rived

Baixe construto...PNG (91,9 KB)

TERCEIRA AULA:

- Fazer uma avaliação da atividade, observar o desempenho dos alunos com uso do computado.

- Solicitar opinião dos alunos sobre o que acharam da ferramenta construtora rived.

- Abrir um fórum de questionamento para saber das dificuldades e atração interessante do assunto para uso na prática.

Postado por: Erinaldo Moraes, Janaina Alves.



PLANO DE AULA - MATEMÁTICA

SÉRIE TRABALHADA: 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

CONTEÚDO ABORDADO: SOMAS E SUBITRAÇÕES COM RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS E DESENVOLVIMENTO DO RECIOCÍNIO LÓGICO.

CONHECIMENTO PRÉVIO QUE SERÁ TRABALHADO: CONHECIMENTO DE NUMERAIS ORDINAIS.

MATERIAL DE APOIO: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, LIVRO DIDÁTICO.

OBJETIVOS: FAZER QUE O INICIO DA MATEMÁTICA NA VIDA DOS ALUNOS SEJA BEM LÚDICA DE MANDEIRA QUE POSSIBILITE A ELES UMA INTERAÇÃO COM PROBLEMÁTICAS ASSIM DESENVOLVENDO TAMBÉM O RACIOCINIO LÓGICO.

-O CONTEÚDO TERA A DURAÇÃO DE UM (1) MÊS ASSIM SENDO DIVIDIDO EM 10 AULAS CADA UMA COM DURAÇÃO DE 50 MINUTOS.

MARÇO/2011

02/03-AULA 1 – APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DIDÁTICO EM SALA DE AULA.

AULA 2 – APRESENTAÇÃO DO SITE: http://www.proativa.vdl.ufc.br/ COM DIRECIONAMENTO AO OBJETOS DE APRENDIZAGEM : http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/ehobicho/ehobicho.html

09/03-AULA 3 – REVISÃO DO CONTEÚDO COM CORREÇÃO DE ATIVIDADE QUE FOI ENVIADA PARA CASA (LIVRO DIDÁTICO)

AULA 4 – VISITA AO LABORATÓRIO DE INFORMATICA E PRIMEIRAS ATIVIDADES NO OBJETO DE APRENDIZAGEM: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/ehobicho/ehobicho.html COM ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL.

16/03-AULA 5 – CORREÇÃO DE ATIVIDADE QUE FOI ENVIADA PARA CASA(LIVRO DIDÁTICO).

AULA 6 – VISITA AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E SEGUNDO CONTATO COM O OBJETO DE APRENDIZAGEM: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/ehobicho/ehobicho.html COM ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL.

23/03-AULA 7 – VISITA AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, TERCEIRO CONTATO COM O OBJETO DE APRENDIZAGEM http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/ehobicho/ehobicho.html COM ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAL

AULA 8 – REVISÃO DE CONTEUDOS, COM TIRA DÚVIDAS E ATIVIDADE DE REVISÃO TAMBEM PARA CASA.

30/03-AULA 9 – AVALIAÇÃO - ULTIMA VISITA AO LABORATORIO DE INFORMÁTICA, ALUNOS FARÃO UMA ATIVIDADE DO OBJETO DE APRENDIZAGEM http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/ehobicho/ehobicho.html, ESCOLHIDA INDIVIDUALMENTE PELA PROFESSORA E RESOLVERÃO SEM AUXILIO. 50% DA NOTA

AULA 10 – PROVA ESCRITA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO. 50% DA NOTA.

RAFAELA LOPES CORDEIRO - 0310616

sexta-feira, 20 de maio de 2011



PLANO DE AULA

PROFESSORA:
Rochelle Matos Ávila
PÚBLICO-ALVO: 5º ano do ensino fundamental
DISCIPLINA: Ciências
ASSUNTO: Sistema Solar
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 3 aulas de 50 minutos
OBJETIVOS:
Trabalhar conceitos sobre o Sistema Solar;
Identificar todos os planetas do sistema solar;
Fazer comparações entre os planetas, percebendo suas principais diferenças;
Relacionar os dias e as noites ao movimento da terra (rotação e translação).
CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO:
É necessário que os alunos já tenham uma familiarização com a questão do espaço e seus planetas. O professor pode fazer uma breve introdução do sistema solar na primeira aula, dando destaque para algumas informações sobre os planetas, assim como também falar a respeito de como ocorrem os dias e as noites. Para melhor fixação do assunto é aconselhável que se utilize vídeos, livros, pesquisas e objetos de aprendizagem.
MATERIAL NECESSÁRIO:
Slides coloridos com desenhos e fotos em PowerPoint, vídeos, globo terrestre, esfera pequena de isopor e lanterna. Computadores com multimídia, internet e objetos de aprendizagem. As aulas serão ministradas no laboratório de informática.
METODOLOGIA:
1º Aula:
Para introduzir o assunto, inicie a aula perguntando aos alunos o que eles conhecem sobre o sistema solar. À medida que eles forem se manifestando, anote no quadro palavras que serão retomadas mais à frente. Utilize projeção de slides com explicações sobre cada planeta, tamanho e distância do sol e movimentos da terra. Para finalizar apresente alguns vídeos.
Dicas de vídeo no you tube:
• Doki descobre os planetas do sistema solar: http://www.youtube.com/watch?v=NEJ557IU3bg;

• De onde vem os dias e as noites (TV cultura – Kika) http://www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74&feature=related

2º Aula:

Com um melhor embasamento adquirido na aula passada os alunos irão trabalhar com o objeto de aprendizagem que pode ser encontrado no portal do professor, o RIVED http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9584/Sistema%20Solar.swf é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED do MEC, tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Nele os alunos serão divididos em duplas, onde obterão informações sobre cada planeta e responderão a um exercício de fixação. Para consolidar os estudos e favorecer a visualização do sistema em escala é interessante que os alunos construam, em grupos, um modelo em escala do sistema solar. Uma outra opção de objeto de aprendizagem para essa disciplina é o do Proativa da UFC http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/universo/universo.html

3º Aula:

Nessa aula nos ateremos a fazer uma síntese de tudo o que foi estudado, em seguida a turma será dividida em lado A e B, onde será feito um Quiz referente ao tema estudado. No Quiz eles irão relembrar informações sobre os planetas e testar os seus conhecimentos. O desafio é tanto de conhecimento quanto de memória. Esse fechamento será importante para a avaliação.
Sites de Quiz educativo:
• Brincando com ciência: http://www.on.br/site_brincando/index.html
• Smart Kids: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/sistema-solar-quiz.html

AVALIAÇÃO:
Com a ajuda dos recursos de mídia, internet e livros, eles irão se dispor em grupos e construir uma maquete utilizando bolinhas de isopor, guaxe e massinha de modelar, onde será avaliada a distância e a posição de cada planeta na maquete. A avaliação ocorreu em todos os momentos das aulas, a maquete será mais uma forma de fixar esses conhecimentos.


Rochelle Matos.




segunda-feira, 16 de maio de 2011

ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA


PROFESSOR: Yane Silva e Antonia Amandha.

PÚBLICO-ALVO: (10 anos / 4º ano ensino fundamental)

TÍTULO: Histórias Fantásticas

O Que o aluno aprenderá:
  • Ele aprenderá, de forma prazerosa,a criar Histórias de maneira autônoma e criativa.
  • Procura-se explorar a escrita bem como a coerência entre escrita e ilustrações/ desenhos.
  • Busca se respeitar a liberdade de criação e expressão da criança.
    Os gêneros poderão ser escolhidos pelos aluno para que dessa forma possa haver uma maior liberdade na produção.
gêneros: Fabula, conto e narração

Duração das atividades:
2 vezes na semana, 2° e 4° durante 1 mês. Cada aula terá duração de 45 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

1°) Eles deverão conhecer a forma narrativa assim como o uso do mouse e do teclado.

2°) Ter capacidade de fazer relações de imagens com a sua escrita.

3°) Relatar aquilo que quer expressar.



Recursos da aula:
* O uso da internet.
* Computadores.
* Data show.


Estratégias (Metodologia):
Na primeira aula nós iremos apresentar o gênero narrativo onde ilustraremos com livros narrativos, e faremos a diferenciação de prosa para poesia.
Na segunda aula exploraremos os contos e fábulas, iremos passar no data show um exemplo de conto de fadas e uma fábula e falaremos de suas diferenças.
Na terceira aula os alunos, em seus cadernos, escreverão o enredo e os personagens da História após criarão a situação-problema que os mesmos irão passar.
Nas outras 3 aulas iremos acessar o site proativa http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/historias/ e começar a escrever e ilustrar nossas historias no mesmo.
Nas ultimas aulas serão as apresentações e leitura dos textos para a classe assim com a finalidade de que todos possam apreciar as histórias criadas.

Recursos Complementares:
Videos sobre Histórias que exibem os gêneros a serem estudados e Livros com gravuras.

Avaliação:
A avaliação será feita pelos próprios criadores das histórias fantásticas após escutarem as outras historias criadas pelos amigos, contudo daremos critérios para que a avaliação saia de acordo com alguns parâmetros.


Plano de aula

Trabalhando alguns aspectos textuais
Série: 2º ano do Fundamental I
Disciplina: Português
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos: Apresentação de uma história infantil por exemplo, Os Três Porquinhos, explicação dos elementos da narração.
Objetivo: Exercitar o gênero narrativo e estimular a interpretação textual.
Duração: 2 aulas de 50 minutos.
Metodologia: Levar os alunos para o laboratório de informática. Os alunos, divididos em dupla, terão de criar uma história no objeto de aprendizagem "Histórias Fantásticas" disponível no site http://www.proativa.vdl.ufc.br/. Em seguida, o professor, utilizando um data show, deve ler cada história sem identificar a autoria, e interrogar com o propósito de instigar a interpretação nos alunos. Os erros de português também serão corrigidos pelo professor.
Aula 1: Explicar aos alunos como utilizar o objeto de aprendizagem e dar tempo para a elaboração das histórias. Acompanhar os alunos nas possíveis dúvidas.
Aula 2: Com o auxílio do data show, o professor deve fazer a leitura das histórias e fazer perguntas sobre os personagens e sobre a condução das histórias. Indagar o que os alunos entenderam. Corrigir os erros de Português.
Recursos utilizados: Laboratório de informática, data show, e objeto de aprendizagem.
Avaliação: O processo avaliativo se dará ao longo da primeira e segunda aula. Neste momento o professor observará a participação e o envolvimento dos alunos em alguns aspectos,. Na primeira aula será avaliado pelo professor, que deverá ir em cada dupla, a criatividade, e o processo narrativo; na segunda aula, será avaliado a escrita e interpretação.


Obs: o vídeo a seguir, poderá ser usado para apresentar a história dos Três Porquinhos aos alunos.
Priscila e Caetano