quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Antes que a natureza se revolte


Prever não é adivinhar.
Um homem prevenido vale mais do que dois adivinhos


Fazer previsões é estudar as possibilidades que nos permitem antever as consequências, os efeitos do que estamos fazendo agora, no momento presente.

O homem recebeu muitos poderes, limitados é claro. Não podemos VER o futuro (a não ser pela exceção da regra que dota algumas pessoas com fortes premonições) mas podemos MUDAR o futuro.

Vejam bem, se o desmatamento que ocorre hoje na mata amazônica continuar nesse ritmo, podemos antever as consequências adiante. Mas se for sustado agora, mudamos esses resultados. Não é fácil?


Quando ouço falar em tsunamis, tornados, furacões, terremotos, secas e enchentes, não vejo ai novidade alguma. A natureza tem essas forças. As calamidades acontecem porque não aprendemos porque não aprendemos a conhecer essas forças. Ou seja, estamos construindo nossas casas no lugar errado.

Veja alguns desses desastres:




Faz tempo que nossa sociedade tem pensado mais nos lucros do que em qualquer outra coisa. Não nos harmonizamos com a natureza, não temos o respeito devido com o ecossistema, que já estava aqui antes de termos sido tirados do barro.

Exemplo:
Todos sabem que os rios estão sujeitos as cheias, cuja função (uma delas) é a fertilização das terras de suas margens. Mas, assim mesmo, construímos casas nessas margens, nos períodos de estiagem.
 Ai, o rio enche de novo e assim temos desabrigados anos seguidos, porque repetimos os erros, apesar de avisos enviados pela natureza.



Portanto, aqui fica o mote:
VAMOS MUDAR ANTES QUE A NATUREZA SE REVOLTE!

Texto do cartunista Mino.